A escolha de uma carreira nem sempre é fácil, e na maioria das vezes é um caminho tortuoso principalmente para quem se encontra na “temida” fase dos vestibulares. Saber a respeito do curso e da área com a qual se identifica já é um começo. Este blog surge, assim, para que a comunidade se integre dos assuntos que permeiam esta grande área dos materiais, bem como para que quem já está nesta área possa se atualizar e, concomitantemente, ter fácil acesso a conteúdos relacionados a ela.

Sendo esta sua área ou não, sinta-se livre para navegar neste blog e acessar seus conteúdos acerca desta extensa e envolvente área dos Materiais.

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Quilatagem do ouro

Para poder ser transformado em jóia, em geral, o ouro deve ser misturado a outros metais, pois puro ele é muito mole. A adição destes outros metais pode mudar a coloração do ouro, que pode variar de amarelo a vermelho ou branco.
Convencionou-se, para determinar qual a porcentagem de ouro numa liga, utilizar-se o termo quilatagem, simbolizado pela letra K. Assim, o ouro puro, a !00%, equivale a 999 pontos e 24K, enquanto o ouro com 75% de pureza, ou 750 pontos, é o ouro 18K, um dos mais utilizados nas joalherias brasileiras.
Texto produzido a partir de: http://guia.mercadolivre.com.br/historia-curiosidades-sobre-ouro-6444-VGP, acessado em 09/12/10, às 12:03



Nenhum comentário:

Postar um comentário