A escolha de uma carreira nem sempre é fácil, e na maioria das vezes é um caminho tortuoso principalmente para quem se encontra na “temida” fase dos vestibulares. Saber a respeito do curso e da área com a qual se identifica já é um começo. Este blog surge, assim, para que a comunidade se integre dos assuntos que permeiam esta grande área dos materiais, bem como para que quem já está nesta área possa se atualizar e, concomitantemente, ter fácil acesso a conteúdos relacionados a ela.

Sendo esta sua área ou não, sinta-se livre para navegar neste blog e acessar seus conteúdos acerca desta extensa e envolvente área dos Materiais.

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Titânio

Muito utilizado em diversos equipamentos industriais devido a sua alta resistência à corrosão, o titânio é também um importante componente em outras ligas metálicas, tais como as de ferro e alumínio.
É encontrado em meteoritos, no Sol e em outras estrelas, em rochas ígneas e em minerais como o rutílio, o esfênio e a ilmenita, esta última sendo a principal fonte econômica de titânio, do qual o metal é extraído primeiro pela ação do cloro e carbono sobre o minério, no qual se obtém o tetracloreto de titânio que será reduzido com magnésio para a obtenção do metal.
Na presença do cloro, em algumas aplicações o titânio é considerado mais resistente à corrosão que o aço inoxidável, sendo por muitas vezes também considerado inerte. Assim, é aplicado em locais que demandam alta resistência à corrosão à água do mar, por exemplo, como em hélices de barcos. Além disso, o titânio e suas ligas encontram importantes aplicações na área da saúde, como em próteses ósseas, implantes dentários e instrumentos cirúrgicos.

Texto produzido a partir de: http://www.mspc.eng.br/quim1/quim1_022.asp, acessado em 09/12/12, às 11:01

Nenhum comentário:

Postar um comentário