A escolha de uma carreira nem sempre é fácil, e na maioria das vezes é um caminho tortuoso principalmente para quem se encontra na “temida” fase dos vestibulares. Saber a respeito do curso e da área com a qual se identifica já é um começo. Este blog surge, assim, para que a comunidade se integre dos assuntos que permeiam esta grande área dos materiais, bem como para que quem já está nesta área possa se atualizar e, concomitantemente, ter fácil acesso a conteúdos relacionados a ela.

Sendo esta sua área ou não, sinta-se livre para navegar neste blog e acessar seus conteúdos acerca desta extensa e envolvente área dos Materiais.

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Chumbo

Muito dúctil, o chumbo é obtido a partir do minério galena. Ele é utilizado em instalações de energia atômica por ser protetor contra radiações nucleares, e também por isso é utilizado para evitar penetração de radiação em laboratórios e hospitais que utilizam radiografias. É utilizado em baterias elétricas e em misturas antidetonantes, sendo adicionado em pequenas quantidades à gasolina, o que permite aumento no rendimento do motor. Além disso, encontra aplicação em tintas e pigmentos, sendo usado também para a fabricação de tintas anticorrosivas, devido à sua alta resistência à corrosão, sendo utilizado sob a forma de ligas.
Dentre as ligas de chumbo, temos as ligas chumbo-prata-cobre, utilizadas na fabricação de tubos; a liga chumbo-antimônio, usadas para fundição de tubos especiais de laboratório; e ligas para solda.

Texto produzido a partir de: Apostila Noções de Metalurgia, Prof° Carlos Jerônimo, curso técnico em Laboratorista industrial, 2008.

Nenhum comentário:

Postar um comentário