A escolha de uma carreira nem sempre é fácil, e na maioria das vezes é um caminho tortuoso principalmente para quem se encontra na “temida” fase dos vestibulares. Saber a respeito do curso e da área com a qual se identifica já é um começo. Este blog surge, assim, para que a comunidade se integre dos assuntos que permeiam esta grande área dos materiais, bem como para que quem já está nesta área possa se atualizar e, concomitantemente, ter fácil acesso a conteúdos relacionados a ela.

Sendo esta sua área ou não, sinta-se livre para navegar neste blog e acessar seus conteúdos acerca desta extensa e envolvente área dos Materiais.

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Cobre

O cobre, obtido a partir de diversos minérios tais como a calcopirita, é um dos melhores condutores de calor e de eletricidade, sendo por isso intensamente utilizado na indústria eletroeletrônica. Ele é um metal não magnético, obtido através de reações em conversor e também apresenta muitas ligas, que variam conforme o teor de outros elementos além do cobre.
A liga de cobre puro é aquela que possui teor máximo de cobre, enquanto existem ainda ligas de cobre com baixo teor em liga e ligas de cobre com alto teor em liga. Dentre as ligas de cobre puro, temos o cobre eletrolítico tenaz, que contém até 0,1% de prata em sua constituição e é amplamente utilizado na fabricação de condutores elétricos e em indústrias elétricas, químicas e na construção civil, devido à sua característica de alta condutibilidade elétrica e boa resistência à oxidação; e o cobre desoxidado com fósforo, que contém teores mínimos de prata e fósforo e apresenta boa deformabilidade, sendo utilizado na fabricação de tubos e chapas para evaporadores de calor.
Dentre as ligas com baixo teor em liga, temos as ligas de cobre com arsênio, que apresenta boas propriedades mecânicas e por isso é utilizada em trocadores de calor e em tubulações, além de apresentar boa resistência à corrosão; e o cobre com prata, que também apresenta boa condutibilidade elétrica e boa resistência mecânica e é utilizado em bobinas de indução, radiadores etc. Finalmente, dentre as ligas com alto teor em liga estão o latão (mistura cobre e zinco), o bronze (cobre e estanho), a alpaca e as ligas cobre-níquel, que apresentam boa ductilidade e têm suas propriedades mecânicas melhoradas devido ao níquel, apresentando também boa resistência à corrosão, sendo por isso empregadas na confecção de componentes de navios.

Texto produzido a partir de: Apostila Noções de Metalurgia, Prof° Carlos Jerônimo, curso técnico em Laboratorista industrial, 2008. Escrito em: 09/12/10, às 20:20

Nenhum comentário:

Postar um comentário