O alumínio é amplamente utilizado em diversos setores industriais por possuir baixa densidade e boa condutibilidade elétrica e térmica. O principal minério do qual é extraído é a bauxita, a qual é purificada e, através de um processo eletrolítico, é transformada em alumínio. Ele também possui ligas tal como o aço e o cobre, e suas ligas são divididas em ligas trabalhadas, ou seja, que podem ser conformadas a frio sem perda de suas características, e as ligas tratáveis termicamente, isto é, que são submetidas a tratamentos térmicos. Os principais aditivos das ligas de alumínio são o ferro, o silício, o zinco, o cobre o magnésio.
O alumínio encontra aplicações em muitos setores: fabricação de recipientes, utensílios domésticos, equipamentos químicos, indústria automobilística e aeronáutica (fabricação de motores, tambores de freios), na indústria ferroviária (fabricação de vagões de passageiros, mobiliários), na indústria química (como no processamento do petróleo, por exemplo), na construção civil (para construção de pontes e estruturas de edifícios), na indústria eletroeletrônica e de aparelhos eletrodomésticos.
Uma grande vantagem na utilização do alumínio e suas ligas está na reciclagem do material. Além de economizar recursos naturais, economiza cerca de 95%da energia necessária para a produção do alumínio primário, gerando empregos diretos e indireto com a coleta dos resíduos e diminuindo a poluição ambiental.
Texto produzido a partir de: http://ciencia.hsw.uol.com.br/aluminio5.htm, acessado em 09/12/10, às 11:12
Nenhum comentário:
Postar um comentário