A reciclagem de plásticos é quase tão antiga em alguns países quanto à própria transformação dos polímeros, como em Portugal. O Brasil, pouco a pouco, vem seguindo este modelo, estimulado principalmente pelos problemas ambientais decorrentes de uma elevada acumulação deste tipo de resíduo sólido.
Sabe-se hoje que existem pelo menos quatro meios principais de reciclagem dos plásticos. São eles:
- Reciclagem primária: consiste na conversão dos resíduos poliméricos industriais por métodos de processamento padrão em produtos com características equivalentes àquelas dos produtos originais produzidos com polímeros virgens; por exemplo, aparas que são novamente introduzidas no processamento;
- Reciclagem secundária: conversão dos resíduos poliméricos provenientes dos resíduos sólidos urbanos por um processo ou uma combinação de processos em produtos que tenham menor exigência do que o produto obtido com polímero virgem, por exemplo, reciclagem de embalagens de polipropileno para obtenção de sacos de lixo.
Estas duas categorias de reciclagem são denominadas Reciclagem Mecânica ou Física.
-Reciclagem terciária: processo tecnológico de produção de insumos químicos ou combustíveis a partir de resíduos poliméricos.
É também conhecida como Reciclagem Química.
-Reciclagem quaternária: processo tecnológico de recuperação de energia de resíduos poliméricos por incineração controlada.
Também chamada de Reciclagem Energética.
Texto produzido a partir de: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-40422005000100014, acessado em 08/12/10, às 20:11
Nenhum comentário:
Postar um comentário