A escolha de uma carreira nem sempre é fácil, e na maioria das vezes é um caminho tortuoso principalmente para quem se encontra na “temida” fase dos vestibulares. Saber a respeito do curso e da área com a qual se identifica já é um começo. Este blog surge, assim, para que a comunidade se integre dos assuntos que permeiam esta grande área dos materiais, bem como para que quem já está nesta área possa se atualizar e, concomitantemente, ter fácil acesso a conteúdos relacionados a ela.

Sendo esta sua área ou não, sinta-se livre para navegar neste blog e acessar seus conteúdos acerca desta extensa e envolvente área dos Materiais.

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Silicones

Apesar destes polímeros possuírem o silício e não o carbono como elemento principal, os silicones possuem grande importância à indústria. Existem vários tipos de silicones, e eles podem ser obtidos com viscosidades também variadas, tanto na forma de óleos quanto de borrachas. As borrachas de silicone, por sua vez, são polímeros mistos, orgânicos e inorgânicos, que apresentam um elevado custo, mas que possuem excepcional resistência ao calor. Além disso, entre as temperaturas de -63°C e 204°C apresentam inércia química e baixa inflamabilidade.
Os silicones fluidos podem ser empregados em lubrificações, vedações, cosméticos, próteses para cirurgia plástica, resinas encapsulantes, fluidos hidráulicos para transferência de calor, laminados, em esmaltes e vernizes. Já as borrachas de silicone, que possuem alta resistência, são utilizadas em peças de automóveis e equipamentos industriais.
Uma curiosidade é que quando Neil Armstrong pisou pela primeira vez na lua, suas botas eram de silicone.

Texto produzido a partir de: Apostila Petroquímica e Polímeros, Prof° Jesus, Curso Técnico em Laboratorista Industrial, 2009. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário