A escolha de uma carreira nem sempre é fácil, e na maioria das vezes é um caminho tortuoso principalmente para quem se encontra na “temida” fase dos vestibulares. Saber a respeito do curso e da área com a qual se identifica já é um começo. Este blog surge, assim, para que a comunidade se integre dos assuntos que permeiam esta grande área dos materiais, bem como para que quem já está nesta área possa se atualizar e, concomitantemente, ter fácil acesso a conteúdos relacionados a ela.

Sendo esta sua área ou não, sinta-se livre para navegar neste blog e acessar seus conteúdos acerca desta extensa e envolvente área dos Materiais.

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Reciclagem de PET

O PET (polietileno tereftalato) é um poliéster muito utilizado para diversas aplicações, tais como fibras têxteis, tapetes, embalagens, cordas, compostos, fitas etc., por suas características como leveza, resistência, transparência, e reciclabilidade total,sendo um dos polímeros mais reciclados. Este fato, associado principalmente ao alto custo da resina virgem e o alto valor do produto reciclado, pois seu desempenho, dependendo da tecnologia aplicada, pode ser similar ao da resina virgem, fazem com que a reciclagem de PET seja o centro das atenções dos recicladores. Além disso, a embalagem de PET reciclada apresenta várias vantagens sobre outras embalagens do ponto de vista da energia consumida, impacto ambiental, benefícios sociais, consumo de água, entre outros.
O principal processo de reciclagem adotado no Brasil para as garrafas PET é o mecânico. A reciclagem química só atinge bons rendimentos quando se fazem uso de soluções altamente concentradas, altas temperaturas e altas pressões.

Texto produzido a partir de: http://ambientes.ambientebrasil.com.br/residuos/reciclagem/reciclagem_de_pet_no_brasil.html, acessado em 23/07/10, às 16:10

Nenhum comentário:

Postar um comentário