A escolha de uma carreira nem sempre é fácil, e na maioria das vezes é um caminho tortuoso principalmente para quem se encontra na “temida” fase dos vestibulares. Saber a respeito do curso e da área com a qual se identifica já é um começo. Este blog surge, assim, para que a comunidade se integre dos assuntos que permeiam esta grande área dos materiais, bem como para que quem já está nesta área possa se atualizar e, concomitantemente, ter fácil acesso a conteúdos relacionados a ela.

Sendo esta sua área ou não, sinta-se livre para navegar neste blog e acessar seus conteúdos acerca desta extensa e envolvente área dos Materiais.

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Policloreto de vinila (PVC)

O cloreto de vinila é o monômero que dá origem ao PVC. Ele possui boa resistência química e térmica e pode ser processado de duas formas: como o PVC flexível ou plastificado ou como PVC rígido (não plastificado).
O PVC flexível, obtido pela mistura de PVC e plastificante, é semelhante ao couro e é utilizado na confecção de calças plásticas para bebês, cortinas de banheiro, toalhas de mesa, roupas de couro artificial e bolsas, além de revestimentos de fios e cabos elétricos, em brinquedos e em estofados de automóveis. Ele é amplamente utilizado por apresentar baixo custo.
Já o PVC rígido pode ser utilizado na fabricação de tubos rígidos e de dutos para canalizações de água e esgoto.

Texto produzido a partir de: Apostila Petroquímica e Polímeros, Prof° Jesus, Curso Técnico em Laboratorista Industrial, 2009. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário