A escolha de uma carreira nem sempre é fácil, e na maioria das vezes é um caminho tortuoso principalmente para quem se encontra na “temida” fase dos vestibulares. Saber a respeito do curso e da área com a qual se identifica já é um começo. Este blog surge, assim, para que a comunidade se integre dos assuntos que permeiam esta grande área dos materiais, bem como para que quem já está nesta área possa se atualizar e, concomitantemente, ter fácil acesso a conteúdos relacionados a ela.

Sendo esta sua área ou não, sinta-se livre para navegar neste blog e acessar seus conteúdos acerca desta extensa e envolvente área dos Materiais.

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Perfil do Engenheiro de Materiais da UFABC

Segundo o projeto pedagógico das engenharias da UFABC do ano de 2010, “o perfil profissional do Engenheiro de Materiais deve ser o de um engenheiro pesquisador com uma visão sistêmica e ser capaz de produzir, desenvolver, caracterizar e selecionar materiais visando à aplicação pela sociedade”.
Assim, o profissional formado pela UFABC recebe sólida formação multi e interdisciplinar, adquirindo amplo conhecimento nas três áreas clássicas desta engenharia: materiais poliméricos , cerâmicos e metálicos, além de poder utilizar os conhecimento destas três áreas clássicas em aplicações diferentes das ênfases tradicionais, na área de materiais avançados.

Para saber mais sobre o curso da UFABC, acesse o projeto pedagógico das engenharias de 2010:

O papel do Engenheiro de Materiais

Em diversas indústrias, tais como automobilística, eletroeletrônica, de telecomunicações etc., o crescimento de diversos setores depende da disponibilidade e do desenvolvimento de materiais adequados às mais variadas aplicações. Sabe-se, por exemplo, que o atual estágio de evolução das tecnologias de telecomunicação se deve, entre outros fatores, ao desenvolvimento de materiais com certas propriedades, como condutores ou isolantes elétricos, bem como da tecnologia das fibras óticas. Cabe a um profissional altamente qualificado e de formação generalista trabalhar com o desenvolvimento destes materiais, bem como de avaliar e otimizar suas técnicas de processamento, caracterização e avaliação de desempenho, de modo a selecionar os que apresentam comportamentos mais adequados às suas aplicações. E é este papel de extrema importância que o Engenheiro de Materiais desempenha.
Além disso, o Engenheiro de Materiais deve voltar-se às questões que permeiam a utilização dos materiais frente à sociedade. Assim, deve avaliar se são ecologicamente sustentáveis e economicamente viáveis, bem como preocupar-se com as formas de seu descarte, no que tange à reciclagem e/ou reutilização dos mesmos, e com os processos de produção, de modo a torná-los menos poluentes.

Texto produzido a partir de: