A escolha de uma carreira nem sempre é fácil, e na maioria das vezes é um caminho tortuoso principalmente para quem se encontra na “temida” fase dos vestibulares. Saber a respeito do curso e da área com a qual se identifica já é um começo. Este blog surge, assim, para que a comunidade se integre dos assuntos que permeiam esta grande área dos materiais, bem como para que quem já está nesta área possa se atualizar e, concomitantemente, ter fácil acesso a conteúdos relacionados a ela.

Sendo esta sua área ou não, sinta-se livre para navegar neste blog e acessar seus conteúdos acerca desta extensa e envolvente área dos Materiais.

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Reciclagem de Metais

A metalurgia e a reciclagem se confundem ao longo da História, pois as sucatas são geralmente as matérias-primas mais convenientes na fundição, não havendo também perdas de qualidade no processo; por isso, diz-se que os metais são 100% recicláveis.
Os metais são muito utilizados em equipamentos, estruturas, embalagens etc., devido à sua elevada durabilidade, resistência e facilidade de conformação.
Separam-se magneticamente as sucatas em ferrosas e não-ferrosas em:
·Sucatas pesadas: geralmente encontradas nos "ferros-velhos" (vigas, equipamentos, chapas, grelhas etc.).
·Sucatas de processo: cavacos, limalhas e rebarbas, além de peças defeituosas que voltam ao processo industrial.
·Sucatas de obsolescência: materiais destinados ao lixo após o uso.
Atualmente, as latas, tanto as de folhas-de-flandres quanto as de alumínio, são as principais sucatas metálicas desprezadas hoje em dia e que podem ser recuperadas em grandes quantidades pela coleta seletiva.

Texto produzido a partir de: http://ambientes.ambientebrasil.com.br, acessado em 25/07/10, às 11:45

Nenhum comentário:

Postar um comentário