O aço é uma liga metálica formada por ferro e carbono a concentrações de 0,008 a 2%. Além disso, há também a presença de outros elementos provenientes do processo de fabricação, além daqueles que são adicionados intencionalmente com o objetivo de obter determinadas qualidades.
Quando estão presentes apenas pequenas quantidades destes outros elementos, o aço é chamado aço-carbono, e suas características irão depender do teor de carbono. Além disso, existem aqueles em que há elevadas concentrações de outros elementos além do ferro e do carbono, tais como o cromo no aço inoxidável, e a partir daí, estes aços são chamados aços especiais ou aço-liga.
Dada a grande variedade de tipos de aços, eles encontram inúmeras aplicações: fabricação de parafusos e porcas, hastes, válvulas, lâminas de corte tais como de facas, tesouras, de barbear, bisturis, confecção de molas etc., além de apresentar aplicações em vários outros setores industriais, que vão desde o alimentício à indústria química, e em utensílios domésticos.
Texto produzido a partir de: Apostila Noções de Metalurgia, Prof° Carlos Jerônimo, curso técnico em Laboratorista industrial, 2008. Escrito em: 09/12/10, às 20:09
Nenhum comentário:
Postar um comentário