A maioria dos metais segue um processo de produção subdividido em alguma etapas: a partir da extração do respectivo minério, o mesmo deve passar por um processo de beneficiamento, o qual tem o objetivo de uniformizar o tamanho das “pedras” retiradas na extração das minas e, principalmente, de minimizar ao máximo o teor de impurezas (ganga) do minério. Este processo de beneficiamento envolve uma série de etapas, tais como britagem e moagem em grandes equipamentos, peneiramento e separarão da ganga, obtendo-se então um minério concentrado que será estocado e posteriormente transportado a indústrias metalúrgicas, onde o metal será extraído através de processos diversos.
O processo de obtenção do aço, por exemplo, envolve grandes equipamentos denominados alto-fornos, nos quais são adicionadas algumas matérias-primas além do minério, tais como o coque (carvão com baixo teor de impureza), um fundente, que normalmente é o calcário, e ar aquecido (+/- 700°C) e onde ocorrem algumas reações características que resultarão num ferro com alto teor de impureza (ferro-gusa) e que servirá de matéria-prima para a obtenção do aço, o qual é obtido em conversores.
Texto produzido a partir de: Apostila Noções de Metalurgia, Prof° Carlos Jerônimo, curso técnico em Laboratorista industrial, 2008. Escrito em: 09/12/10, às 1957
Nenhum comentário:
Postar um comentário