A escolha de uma carreira nem sempre é fácil, e na maioria das vezes é um caminho tortuoso principalmente para quem se encontra na “temida” fase dos vestibulares. Saber a respeito do curso e da área com a qual se identifica já é um começo. Este blog surge, assim, para que a comunidade se integre dos assuntos que permeiam esta grande área dos materiais, bem como para que quem já está nesta área possa se atualizar e, concomitantemente, ter fácil acesso a conteúdos relacionados a ela.

Sendo esta sua área ou não, sinta-se livre para navegar neste blog e acessar seus conteúdos acerca desta extensa e envolvente área dos Materiais.

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

O profissional engenheiro de materiais

Segundo a Resolução no 241/76 de 31 de julho de 1976, publicada no DOU em 18 de agosto de 1976, à folha 3.298, Secção I – Parte II, baixada pelo Ministério do Trabalho por intermédio do Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia acerca das atribuições do Engenheiro de Materiais: "Compete a esse profissional supervisão, estudo, projeto, especificação, assistência, consultoria, perícia e pareceres técnicos; ensino, pesquisa, ensaio, padronização, controle de qualidade; montagem, operação e reparo de equipamentos e outras atividades referentes aos procedimentos tecnológicos na fabricação de materiais para a indústria e suas transformações industriais; e equipamentos destinados a essa produção industrial especializada, seus serviços afins e correlatos".
Assim, percebe-se que a Engenharia de Materiais integra uma Modalidade Industrial que inclui as Engenharias Aeronáutica, Industrial, Mecânica, de Minas, Metalúrgica, de Petróleo, Química, Naval, Têxtil e de Tecnologia de Alimentos.

Texto produzido a partir de: http://pt.wikipedia.org/wiki/Engenharia_de_materiais, acessado em 09/12/2010, às 14:43 hrs.

Nenhum comentário:

Postar um comentário