A escolha de uma carreira nem sempre é fácil, e na maioria das vezes é um caminho tortuoso principalmente para quem se encontra na “temida” fase dos vestibulares. Saber a respeito do curso e da área com a qual se identifica já é um começo. Este blog surge, assim, para que a comunidade se integre dos assuntos que permeiam esta grande área dos materiais, bem como para que quem já está nesta área possa se atualizar e, concomitantemente, ter fácil acesso a conteúdos relacionados a ela.

Sendo esta sua área ou não, sinta-se livre para navegar neste blog e acessar seus conteúdos acerca desta extensa e envolvente área dos Materiais.

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Latão

O latão é uma liga formada por uma combinação de cobre e zinco, com os teores de zinco variando entre 5% e 50%, mais as impurezas decorrentes do processo de fabricação. Possui uma cor amarelada semelhante ao ouro e apresenta algumas características como: boa condutibilidade elétrica, ductilidade, boa resistência mecânica, e facilidade de conformação a frio, podendo apresentar também alta resistência à corrosão e elevada resistência à tração.
O latão encontra aplicações em áreas diversas, desde a fabricação de armamentos, passando pela ornamentação, até tubos de condensador e terminais elétricos. É também utilizado na fabricação de objetos de uso doméstico, tais como tachos e bacias, além da fabricação de instrumentos musicais de sopro, de jóias, para decoração, em fechaduras, engrenagens, rolamentos, munições, válvulas para canalizações elétricas e outras. Seus principais produtos na área industrial são: chapas, bobinas, vergalhões redondos, sextavados e quadrados, barras retangulares com cantos vivos, tubos redondos, tubos de troca térmica, verguínhas para solda e arames.

Texto produzido a partir de: Apostila Noções de Metalurgia, Prof° Carlos Jerônimo, curso técnico em Laboratorista industrial, 2008. Escrito em: 09/12/10, às 20:46

Nenhum comentário:

Postar um comentário