O latão é uma liga formada por uma combinação de cobre e zinco, com os teores de zinco variando entre 5% e 50%, mais as impurezas decorrentes do processo de fabricação. Possui uma cor amarelada semelhante ao ouro e apresenta algumas características como: boa condutibilidade elétrica, ductilidade, boa resistência mecânica, e facilidade de conformação a frio, podendo apresentar também alta resistência à corrosão e elevada resistência à tração.
O latão encontra aplicações em áreas diversas, desde a fabricação de armamentos, passando pela ornamentação, até tubos de condensador e terminais elétricos. É também utilizado na fabricação de objetos de uso doméstico, tais como tachos e bacias, além da fabricação de instrumentos musicais de sopro, de jóias, para decoração, em fechaduras, engrenagens, rolamentos, munições, válvulas para canalizações elétricas e outras. Seus principais produtos na área industrial são: chapas, bobinas, vergalhões redondos, sextavados e quadrados, barras retangulares com cantos vivos, tubos redondos, tubos de troca térmica, verguínhas para solda e arames.
Texto produzido a partir de: Apostila Noções de Metalurgia, Prof° Carlos Jerônimo, curso técnico em Laboratorista industrial, 2008. Escrito em: 09/12/10, às 20:46
Nenhum comentário:
Postar um comentário