A escolha de uma carreira nem sempre é fácil, e na maioria das vezes é um caminho tortuoso principalmente para quem se encontra na “temida” fase dos vestibulares. Saber a respeito do curso e da área com a qual se identifica já é um começo. Este blog surge, assim, para que a comunidade se integre dos assuntos que permeiam esta grande área dos materiais, bem como para que quem já está nesta área possa se atualizar e, concomitantemente, ter fácil acesso a conteúdos relacionados a ela.

Sendo esta sua área ou não, sinta-se livre para navegar neste blog e acessar seus conteúdos acerca desta extensa e envolvente área dos Materiais.

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Polímeros

O termo polímero significa “muitas partes”, e é usado para designar compostos com cadeias muito longas, que podem possuir até mesmo centenas ou milhares de átomos. Estas grandes moléculas são formadas por unidades menores que se repetem ao longo da cadeia, os monômeros e, por reações de polimerização, eles ligam-se entre si de maneira covalente, formando o que denominamos polímeros.
Em nosso cotidiano, estamos constantemente em contato com diferentes tipos de polímeros. Eles podem ser naturais, tais como o amido, a celulose, as proteínas, os ácidos nucléicos, os lipídeos e a borracha, ou sintéticos, como o náilon, o polietileno, o teflon, o poliéster, o PVC, o poliuretano e a borracha sintética.
Eles são encontrados tanto na constituição dos seres vivos, como na composição de tudo o que nos circunda: desde embalagens para cosméticos, fármacos e alimentos até mesmo na construção civil, em tubulações, na produção de tintas e vernizes, de sacos plásticos, na indústria automobilística, de pneus, em computadores etc.

Texto produzido a partir de: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-40422005000100014, acessado em 08/12/10, às 20:11

Nenhum comentário:

Postar um comentário