A escolha de uma carreira nem sempre é fácil, e na maioria das vezes é um caminho tortuoso principalmente para quem se encontra na “temida” fase dos vestibulares. Saber a respeito do curso e da área com a qual se identifica já é um começo. Este blog surge, assim, para que a comunidade se integre dos assuntos que permeiam esta grande área dos materiais, bem como para que quem já está nesta área possa se atualizar e, concomitantemente, ter fácil acesso a conteúdos relacionados a ela.

Sendo esta sua área ou não, sinta-se livre para navegar neste blog e acessar seus conteúdos acerca desta extensa e envolvente área dos Materiais.

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Ouro

O ouro, como metal nobre, é naturalmente obtido sob a forma de pepitas em minas. As primeiras minas eram egípcias e datam de mais de 4000 anos. No entanto, o ouro pode ocorrer também sob a forma de grãos pequenos disseminados em veio de quartzo e, quando encontrados, são separados da areia por meio de batéias. Quando estão dentro de rochas, os pequenos grãos de ouro são extraídos através de moagem e passagem sob o mercúrio ou cianeto de sódio; no mercúrio, o ouro se dissolve, forma a amálgama e é então obtido através da destilação desta amálgama. Já quando submetidas ao cianeto de sódio, as rochas são aeradas, e por solubilidade se separam do ouro, que é posteriormente precipitado pela adição de zinco metálico.
As principais utilizações do ouro se dão como forma de padrão monetário internacional e na aplicação em jóias, seja em dourações por galvanoplastia ou na confecção de jóias de ouro maciço ou em liga.
Texto produzido a partir de: http://guia.mercadolivre.com.br/historia-curiosidades-sobre-ouro-6444-VGP, acessado em 09/12/10, às 10:35; http://www.galvanum.com.br/curiosid.htm, acessado em: 09/12/10, às 14:00

Nenhum comentário:

Postar um comentário