A escolha de uma carreira nem sempre é fácil, e na maioria das vezes é um caminho tortuoso principalmente para quem se encontra na “temida” fase dos vestibulares. Saber a respeito do curso e da área com a qual se identifica já é um começo. Este blog surge, assim, para que a comunidade se integre dos assuntos que permeiam esta grande área dos materiais, bem como para que quem já está nesta área possa se atualizar e, concomitantemente, ter fácil acesso a conteúdos relacionados a ela.

Sendo esta sua área ou não, sinta-se livre para navegar neste blog e acessar seus conteúdos acerca desta extensa e envolvente área dos Materiais.

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Algumas características dos metais

Os metais podem ser classificados e escolhidos para certas aplicações em função de determinadas propriedades que possuem. Estas propriedades vão variar conforme a composição química do metal, o seu processamento e os tratamentos químicos, térmicos e mecânicos pelos quais passará. Dentre as principais propriedades dos metais, podem-se destacar:
  • a elasticidade, que é a capacidade de o metal de deformar quando submetido a tensões e, uma vez removidas estas tensões, o metal voltar ao seu estado original;
  • a dureza, que é a resistência ao risco que o metal possui;
  • a tenacidade, que é a capacidade do metal de absorver energia sem se romper;
  • a ductilidade, que é a sua capacidade de se transformar em fios;
  • condutibilidade térmica, elétrica e de vibrações;
  • resistência à tração e compressão;
  • densidade específica.
Além disso, uma característica que é própria aos metais é o brilho.
Assim, existem diversas classificações aos metais: metais ferrosos e não ferrosos, magnéticos ou amagnéticos, metais pesados, metais nobres etc.

Texto produzido a partir de:Apostila Noções de Metalurgia, Prof° Carlos Jerônimo, curso técnico em Laboratorista industrial, 2008;

Nenhum comentário:

Postar um comentário