A escolha de uma carreira nem sempre é fácil, e na maioria das vezes é um caminho tortuoso principalmente para quem se encontra na “temida” fase dos vestibulares. Saber a respeito do curso e da área com a qual se identifica já é um começo. Este blog surge, assim, para que a comunidade se integre dos assuntos que permeiam esta grande área dos materiais, bem como para que quem já está nesta área possa se atualizar e, concomitantemente, ter fácil acesso a conteúdos relacionados a ela.

Sendo esta sua área ou não, sinta-se livre para navegar neste blog e acessar seus conteúdos acerca desta extensa e envolvente área dos Materiais.

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Novos Horizontes para o alumínio

Segundo a Associação Internacional de Alumínio, a produção primária do metal libera aproximadamente 1% dos gases causadores do efeito estufa que provêm de atividades humanas, sendo este gases responsáveis por intensificar o aquecimento global. Uma saída seria a utilização deste leve metal em estruturas de aviões, trens, embarcações etc., pois a cada quilo de material mais pesado que é substituído por material mais leve, cerca de 22 quilos de dióxido de carbono deixam de ser emitidos à atmosfera, durante a utilização do veículo.
Outras alternativas para resolver o problema seriam uma ampliação da reciclagem do material ou outros métodos de utilização que compensassem esta emissão, como a utilização do alumínio para produção de combustíveis mais limpos. É o que uma pesquisa da Universidade de Purdue descobriu: o alumínio pode ser usado em carros movidos por células combustíveis, produzindo hidrogênio através de sua mistura com gálio líquido. Neste processo, se produz alumínio-gálio que, quando em água, reage com o oxigênio, forma um gel, e libera o gás hidrogênio, utilizado como alimentação para as células combustíveis.
Assim, em 2020, o Instituto Internacional de Alumínio espera que o setor de produção do material seja neutro no que diz respeito à emissão de carbono.

Texto produzido a partir de: http://ciencia.hsw.uol.com.br/aluminio6.htm, acessado em 09/12/10, às 11:20 hrs.

Nenhum comentário:

Postar um comentário