Composição do vidro
O vidro é uma substância inorgânica, homogênea e amorfa, obtida através do resfriamento de uma massa a base de sílica em fusão. A sucata de vidro, limpa e selecionada, é usada para auxiliar a fusão.
Sílica (SiO2) - 72% Matéria prima básica (areia) com função vitrificante.
Alumina (Al2O3) - 0,7% Aumenta a resistência mecânica.
Sódio (Na2SO4) - 14% Aumenta a resistência mecânica.
Cálcio (CaO) - 9% Proporciona estabilidade ao vidro contra ataques de agentes atmosféricos.
Magnésio ( MgO) - 4% Garante resistência ao vidro para suportar mudanças bruscas de temperatura e aumenta a resistência mecânica.
Potássio (K2O) - 0,3%
Os vidros coloridos são produzidos acrescentando-se à composição, corantes como o Selênio (Se), Óxido de Ferro (Fe2O3) e Cobalto (Co3O4) para atingir as diferentes cores.
Principais características
- Pode ser especificado para filtrar radiações indesejáveis como o UV;
- Reciclabilidade;
- Transparência (permeável à luz) e dureza;
- Não absorvência;
- Baixa condutividade térmica;
- Recursos abundantes na natureza;
- É um dos mais duráveis materiais de construção sob habituais condições de exposição.
Resistência à pressão quando temperado
- O vidro resiste à pressão do vento e grandes quantidades de neve, stress térmico e pressão da água. Tem ótima resistência contra ataques químicos dos agentes atmosféricos e ambientais tais como umidade, chuva ácida, sais e vapores.
- Pode também ser especificado para resistir ao impacto, intencional ou por acidente, humano ou de algum objeto, ataques de assaltantes, impactos de balas, explosões, descarga elétrica e fogo.
Fabricação
O processo de fabricação de vidro começa quando as matérias-primas são misturadas a frio e levadas ao forno de fusão onde a massa é fundida a uma temperatura de 1500 °C , transformando-se em vidro. Os fornos são constituídos de três partes: a fusão, a refinação e os regeneradores.A mistura é enfornada na mesma velocidade em que o vidro está sendo moldado nas máquinas de fabricação de modo que a quantidade de vidro no forno é sempre constante. As máquinas que produzem o vidro são interligadas ao forno através de um canal, que reduz a temperatura da massa de vidro para aproximadamente 900°C que é desejada para a formação da gota de vidro. Vejamos alguns processos:
- Soprado soprado: a formação da embalagem tanto no molde quanto na forma são feitas com ar comprimido, que resultam em maior peso. Normalmente utilizados para garrafas (boca estreita).
- Prensado soprado: a formação no molde é feita através da compressão de vidro com auxílio de um pino de prensagem. Normalmente utilizado para embalagens de boca larga como potes de alimentos.
- Vidro plano: O vidro plano em sua concepção são vidros estruturados em chapas e seu processo de produção é contínuo. Atualmente, existem dois processos de fabricação de vidros plano no Brasil: flutuação em banho de estanho (float) e laminação por rolo (impresso).
O processo float trata-se do mais moderno. Consiste em submeter o vidro fundido a um banho de flutuação em estanho em fusão, o que lhe confere perfeito equilíbrio entre a face do vidro em contato com o metal. Pelo efeito do seu próprio peso e do calor, a face superior se torna perfeitamente plana, polida e com espessura uniforme. Este processo permite obter um vidro de alta qualidade e brilho, que dispensa operações de polimento
Vídeo Rá-Tim-Bum Explicando a fabricação do Vidro
Nenhum comentário:
Postar um comentário