- Resina epóxi: Com excelente resistência química, elétrica e térmica, estas resina são empregadas em pisos e adesivos, em hélice e carcaças de foguetes e em tintas anticorrosivas, por possuírem alta propriedade de adesão.
- Policarbonato: utilizado em vidros à prova de balas, CDs, equipamentos de raios X, em lentes de óculos de Sol, em tubos de seringas, o policarbonato é transparente e possui fácil processamento. Assemelha-se ao vidro, diferenciando-se deste por sua alta resistência ao impacto.
- Poliéster: também chamado terileno ou diácron, possui grande versatilidade, sendo utilizado da construção civil ao lazer: é usada em massas para reparos, em esquis, em linhas de peca, fitas de vídeo, fabricação de garrafas, na confecção de válvulas cardíacas, como protetor para facilitar a regeneração de tecidos que sofreram queimaduras etc. Possui resistência térmica, química e mecânica e baixo custo de processamento.
- Kevlar: também conhecido como poliarilamida ou poliaramida, possui excelente resistência ao impacto, sendo por isso empregado na produção de coletes à prova de balas, chassis de carros de corrida, roupas de pilotos de fórmula 1 e em peças de aviões.
- Nylon: também chamado poliamida, existem vários tipos, que diferem quanto à cadeia. É uma material que não propaga fogo, é bastante resistente à abrasão e possui baixo coeficiente de atrito, Por isso, é empregado em rolamentos sem lubrificação, em engrenagens e pneumáticos. Além disso, é facilmente moldável e é um material forte, seno utilizado também para a fabricação de tapetes, meias, embalagens, cerdas de escovas etc.
- Fórmica: é uma resina termofixa que é dura. Dessa forma, é utilizada na fabricação de móveis, gabinetes de cozinha e banheiro e em peças decorativas como louças e cinzeiros.
- Poliacetato de vinila: utilizado na fabricação de tintas látex, em colas e adesivos de papel, o poliacetato de vinila possui alta adesividade, é incolor e insolúvel em água.
Texto produzido a partir de: Apostila Petroquímica e Polímeros, Prof° Jesus, Curso Técnico em Laboratorista Industrial, 2009.
Nenhum comentário:
Postar um comentário